Bailarina tem que ser magra?
Infelizmente o Ballet Clássico, por
suas origens e exigência
técnica e estética, trabalha com o esteriótipo
da magreza.
Embora muito a respeito já tenha sido debatido por vertentes menos rígidas da dança, como a dança contemporânea, no ballet este fator ainda é bastante relevante.
Embora muito a respeito já tenha sido debatido por vertentes menos rígidas da dança, como a dança contemporânea, no ballet este fator ainda é bastante relevante.
Entretanto o talento artístico, que inclui sensibilidade, facilidade corporal, dedicação, nem sempre estão associadas com
a magreza que, por si só, também não produz uma
grande bailarina.
A origem da expressão "merda" no meio artístico
A expressão "merda" no meio
artístico nasceu por volta dos séculos XVII e XVIII na França. Era
costume nessa época, a classe burguesa frequentasse o teatro.
As
pessoas se deslocavam até as casas teatrais de carruagem ou a cavalo.
Por isso, se no fim do
espetáculo a rua estivesse cheia de esterco, significava que o
público tinha sido grande. Ou seja, quanto mais esterco de cavalo, maior o público e,
consequentemente, maior o sucesso da peça.
Desde então, os artistas antes de entrar no palco desejam "merda" uns para os outros, significando então, que tenham sucesso na apresentação.
O Jazz Dance tem raízes essencialmente populares.
"Tudo é Jazz"
Paralelamente a evolução da música Jazz, essa modalidade de Dança surgiu no Estados Unidos, a partir do século XVIII, com influência da cultura afro.
A partir do século XX, o Jazz tomou conta dos palcos da Broadway, onde foram apresentados inúmeros sucessos.
A "Era de Ouro" dos Musicais
A chamada “Era de Ouro dos Musicais” inicia-se
logo após a II Guerra Mundial e vai até os
primeiros anos da década de 1960.
Decorrem dessa época as
produções mais monumentais e bem-sucedidas no aspecto financeiro (e memorável), como “Cantando na Chuva (Singing in the rain)”; “Oklahoma!”;“South Pacific”; “O Rei
e Eu” (The King and I); “Cinderela em Paris” (Funny Face); “Gigi”; “Amor, Sublime Amor”(West Side Story); “A Noviça Rebelde” e as duas notórias produções de 1965: “Mary Poppins” e “ My Fair Lady”.
Parabéns ao Sapateado
Cada dia 25 de maio, os sapateadores comemoram o aniversário do
sapateado, em homenagem a Bill Robinson ou “Bojangles”, como era chamado,
que nasceu nesse mesmo dia.
A data não foi escolhida à toa: Bojangles é um símbolo, pela habilidade e talento no sapateado, que se tornou a maior estrela da época.
O Hip Hop
A cultura hip hop, como conhecemos
hoje, teve seu inicio nos guetos norte-americanos
no final da década de 1960.
Os quatros elementos (Mc,
Graffite, Dança de rua e DJ) que compõem a cultura,
foram reunidos nessa mesma época. Porém, anterior a esse período, já existiam outras formas
isoladas desse estilo por diversos lugares do mundo.
Dança Moderna de Isadora Duncan e Marta Graham
A pioneira da Dança Moderna,
Isadora Duncan, esteve no Brasil na década de 20, no
Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde, ao contrário do que aconteceu na Argentina,
foi recebida calorosamente por uma platéia entusiasmada
com sua dança livre e inovadora.
Isso, no entanto,
não fez com que a dança clássica perdesse o título de favorita entre a
sociedade.
Já Marta Graham, outra grande figura da Dança Moderna, iniciou seus estudos aos 22 anos de idade. Marta desenvolveu um estilo mais pessoal e criações próprias dentro da Dança.
Ballet Romântico
O período Romântico do Ballet foi
inaugurado pelo uso das sapatilhas de ponta e a predominância de roupas brancas, na peça “La
Sylphide ”, porém, a obra mais famosa deste período foi
“Giselle”.
Nessa época quatro bailarinas tornaram-se imortais por dançarem o
“Pas de Quatre”, no dia 12 de Julho de
1845, em Londres.
São elas:Marie Taglione, Carlota Grisi, Fanny Cerrito e Lucile Granh.